Quem sou eu

Minha foto
Um cidadão comum com os seus sonhos e suas frustrações como todo mundo,que ama o que faz,gosta do bate papo com os amigos das horas de leitura:- que vão do romance a história, e porque não, passam pelas pajadas de Jayme Caetano Braun, a poesia xucra de Aparício Silva Rilo, e a melodia do verso de Luis Coronel.Um piazito nacido e criado no pampa,mas que conserva a esperança,de que um dia a nossa sociedade consiga banir corruptos e corruptores e um dia, ao chegarmos em qualquer pais do mundo,possamos dizer: sou Brasileiro com muito orgulho.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Os escandalos e a corrupção Continuarão até Quando

O brasileiro do bem, que vive no Brasil ou no exterior, e tem acesso aos meios de comunicação, rádio, televisão, jornais ou internet, sente-se envergonhado e indignado com os repetidos escândalos sobre a corrupção e seus agentes, assaltando a sociedade Brasileira.


Quando vemos e ouvimos as noticias com as provas explícitas filmadas e comprovadas da corrupção, como vimos na reportagem levada ao ar pela rede Globo; a indignação adquire proporções incontroláveis. A gente fica se perguntando, como é que o ilustre Diretor responsável pelo controle das licitações do governo, ingenuamente, dá uma entrevista defendendo os funcionários públicos, repassando a culpa para a dos acontecimentos i
 niciativa privada.

Não é possível que um cidadão com tamanha responsabilidade seja ingênuo a este ponto. Basta lembrar um velho e conhecido ditado popular que diz: “Quando um não quer dois não brigam”. O velho ditado serve como uma luva para o binômio “Corrupto/ Corruptor” - Quando “um não é corrupto o outro não consegue corromper”, ponto final.

A imprensa cumpre a suas atribuições descobrindo os caminhos da corrupção e divulgando repetidamente a notícia, a sociedade se indígena e então as autoridades se manifestam, e aprece que as empresas (4), como é o caso recente, daquelas que foram filmadas pela rede Globo são os únicos corruptores neste País; quando sabemos todos, há muitos anos, que o caso é inexpressivo considerando-se que: a metade (com otimismo) dos processos licitatórios não resistiriam a uma auditoria bem conduzida. Seja por acordo entre empresas, ou acordo entre empresas e o responsável, pelo edital muitas vezes direcionado com o objetivo de só permitir a participação de determinados concorrentes, e nos quais, muitos pacotes publicitários em órgãos do governo se enquadram.

Quando o processo licitatório é previamente combinado entre alguém da comissão de licitações (e não falamos aqui de compras emergenciais) e uma empresa que deve ganhar, no universo restrito das participantes, e ocorre de entrar na disputa e ganhar uma empresa que não está dentro do esquema estabelecido, sempre consegue a comissão de licitações, uma maneira de desclassificá-la.

É evidente, que o caso dessas quaro empresas, flagradas pela reportagem da rede Globo é grave, pois como bem disse o Diretor do hospital, além de estarem se propondo a roubar o erário, estariam também, roubando recursos destinados a salvar vidas. Porem o que causa mais espanto é o fato das autoridades simularem uma grande surpresa, como se não soubessem que fatos como este acontecem todos os dias em dezenas, talvez centenas de órgãos públicos deste Pais. Os nossos incorruptíveis Senadores e Deputados, imediatamente, querem abrir uma CPI para apurar se realmente fatos dessa gravidade ocorrem no Brasil.!

Sabe o executivo, sabem os parlamentares, sabemos todos da lamentável realidade, e sabem todos que uma CPI não representará nenhum avanço na extirpação desse câncer que corrói o organismo social.

Existem neste País tantas inteligências brilhantes, porque razão não convocá-las e criar uma comissão de notáveis, a quem seria delegada a responsabilidade de redigir uma nova Lei das Licitações blindada às investidas dos corruptos e dos corruptores.

Estaríamos livres da corrupção no pais? É claro que não, mas seria o passo inicial e o começo da reação da sociedade. Fraudes ocorrem todos os dias, nas mais diversas localidades do País. Só vão começar a diminuir, quando os maus exemplos deixarem de vir de cima, isto é, dos órgãos ligados ao Executivo, ao Judiciário, do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas, das Câmaras de Vereadores. Quando a educação de qualidade se tornar for um bem comum abrangendo toda a população brasileira s não apenas um parágrafo da carta constitucional. A nós, no momento, só resta esperar por este milagre.



2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Bonito blog parabéns!
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Até quando os brasileiros entenderem que o poder é do povo. Somos nós quem decidimos o futuro de nosso país. Basta somente haver vontade.
    É difícil saber onde o problema começa.

    ResponderExcluir